Gaddafi morreu! Quem saiu ganhando?


Parece que o mundo está se deleitando com mesmo sentimento que tomou a mente das pessoas no dia 1º de Maio de 2011. Sim, era mais um feriado do dia do trabalho, mas também foi o dia em que assassinaram Osama Bin Lader. Hoje, a Líbia e os EUA (lógico) também se regozijam com a morte de Gaddafi. Pronto! O fim de um ciclo chegou. Mas outro ciclo se inicia agora.

Tudo renovado à partir da morte. Estranho falar assim, mas boa parte das pessoas continuam a pensar em possíveis soluções somente após apertar o gatilho. Estava a olhar algumas fotos divulgadas na imprensa de vários manifestantes armados numa felicidade semelhante à do Panis et circenses. Alegria pela morte. Que sujo!

A discussão tratada aqui não é sobre a nova fase da Líbia, ou a vingança. Muitos pensam: “você fala isso porque não foi com você”. Não, não foi comigo. O que trago no peito é vergonha mesmo. Vergonha de ser de uma espécie que acha o máximo a morte de outro ser, que é tão falho, corrupto, frágil e passageiro como qualquer um. “A morte é motivo de honrarias, de felicidade, de abrir um latão e tomar uma gelada na esquina. Hoje pode! Mataram o bandido!”Ninguém é santo. Gaddafi muito menos. Mas como podem almejar a paz, educação e uma sociedade mais justa se os poderosos só pensam em mísseis, roubos de petróleo e invasão de territórios alheios? E o pior, eles mesmos não saem de suas tocas confortáveis. Os babacas é que morrem por desamor a si mesmos. Daí a música de Raul Seixas faz sentido “eu não sou besta pra tirar onda de herói, sou vacinado, eu sou cowboy, cowboy fora da lei”.

Mal pelo mal. Morte por morte. Tantos inocentes padeceram nessas revoluções. Qual era a causa da revolução? Acabar com a ditadura? Desde Agosto Gaddafi já estava foragido. E os que estavam à frente do país durante esse tempo? O que fizeram a não ser cortar água, internet, saúde, e destruir o que já estava em ruínas?

O que se escreveu sobre essa primavera árabe e o que já devem estar escrevendo sobre a Líbia e sua nova fase não é brincadeira. É o comércio. As editoras já estão sedentas por originais de biografias do líder finado. Mas a velha máxima de ética e cura pelos exemplos já foi esquecida.É lorota. Ninguém lê. Quem lê?

Neste momento todos os ministros e porta-vozes do mundo apresentam seus discursos mais saudosos e esperançosos para a arrasada Líbia. “Uma nova fase assim surge”, “Acabou a guerra, viva à democracia” ou “”Sic transit gloria mundi” (Assim passa a glória do mundo)” dito pelo Silvio Berlusconi que anos atrás passeava na Itália com Gaddafi aos sorrisos e cumprimentos.

Por que arrastar o corpo do ditador pelo chão? O YouTube e os jornais sensacionalistas vivem do replay da gravação tosca onde o defunto é puxado e insultado ao meio de gritaria ensandecida. Vende! Vende muito. Tem que mostrar o sangue, a cara esquartejada. Faz bem às crianças. É bom que elas aprendam com isso, para que no futuro, se algum engraçadinho se apossar do governo, elas já vão saber a solução: Matar, matar, matar!

Depois de tudo isso, fico me perguntando. E agora, quem vai tocar o barco? As petroleiras já devem estar malucas para fazerem uma visita à Trípoli. E aqueles revolucionários com fuzis em cima dos tanques? Quem eles vão colocar no poder? E a educação do país? E a saúde? E aí, como é que fica?

Ninguém responde. O que rondam por aí são apenas possibilidades. E de tentativas o mundo vive. Tentando, fracassando, tentando, acertando, tentando novamente para acertar mais e no fim perde tudo. Game over!

Os exemplos são os melhores exemplos. Enquanto a morte for motivo de bazófia, dificilmente existirá democracia, já que o voto não vai fazer sentido. Se está ruim, mata!

Diego Schaun é músico, historiador e poeta. Site: http://www.diegoschaun.com.br

Fale com Diego Schaun: diego.schaun@terra.com.br ou ou siga @DiegoSchaun no Twitter

Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais de Terra Magazine.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s